A obra Ecologia Política e Justiça Ambiental no Brasil: agendas de lutas e pesquisas, organizada por Pedro Henrique Campello Torres, apresenta estudos relacionados à questão ambiental, contribuindo para a compreensão de desigualdades ambientais contemporâneas que se fazem presentes na realidade brasileira.
Constituído por oito capítulos, o livro aborda temas relevantes sobre o campo da ecologia política e das lutas por justiça ambiental no país, tais como o das populações tradicionais, das falsas soluções verdes, da justiça climática, dos poluentes tóxicos, entre outros, trazendo reflexões importantes acerca do atual cenário de emergência climática.
Mục lục
1. Autonomias territoriais e fortalecimento dos saberes tradicionais Kaiowá: ecologia política e os caminhos possíveis para restauração ecológica
2. Neoliberalismo, financeirização e soluções baseadas na natureza
3. Por uma sustentabilidade sem danos, uma análise do projeto fosfato três estradas
4. Responsabilidade civil ambiental por danos derivados de agrotóxicos
5. Ecologia política uma história da luta política ambientalista e das gestões ambientais populares em Porto Alegre
6. A apropriação privada da natureza sob o metabolismo imobiliário-financeiro no município de São Paulo e as lutas contemporâneas por justiça ambiental
7. Justiça climática no Brasil: a difícil tarefa de conectar direitos humanos e governança participativa
Sobre os autores
Giới thiệu về tác giả
Pedro Henrique Campello Torres: Doutor em Ciências Sociais. Pós-Doutorando no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.