Composto por mensagens e reflexões, Sabedoria de preto-velho é escrito no linguajar simples do ancião negro, que partilha a sabedoria adquirida nas experiências do cativeiro. Num bate-papo informal, fala das dificuldades da vida, sem dar lições de moral e com grande otimismo. Ex-senhor de escravos nos EUA, o autor espiritual pede para reencarnar na África e, dos navios negreiros, desembarca em terras brasileiras. Texto enriquecido com cânticos dos escravos, que o médium comenta, elucidando seu significado espiritual, e ilustra com os casos vividos durante os mais de 30 anos de convivência com o espírito.
Giới thiệu về tác giả
Robson Pinheiro
Autor de mais de 45 livros, Robson Pinheiro começou a estabelecer contato com os espíritos ainda na infância, no interior de Minas Gerais.
Aos 17 anos, fiel dedicado da igreja evangélica, sonhava em pregar a palavra de Deus. Na tarde em que prestava exame perante um colegiado de pastores, para sua admissão na carreira ministerial, os espíritos lhe aparecem. ‘Pastor, o demônio está aqui’, brada o médium. Tomado pelo transe, dá a primeira comunicação mediúnica, ali mesmo, dentro da igreja. Expulso, recebe dos mentores espirituais a proposta de exercer a mediunidade segundo os princípios de Allan Kardec. Desde 1979 dedicado ao exercício mediúnico, funda em 1992 a Sociedade Espírita Everilda Batista, que recebe os direitos autorais de seus livros, em conjunto com a Casa dos Espíritos. Profissionalmente, atua como terapeuta holístico.
Pai João de Aruanda
‘Ele precisa mesmo apresentar-se como preto-velho?’, questionam alguns. Respondemos: ‘E por que não?’ A conformação dos espíritos esclarecidos está ligada a suas encarnações mais recentes e ao aspecto que lhes será útil a fim de cumprir seus objetivos. Acaso todos devem ser brancos, se a humanidade é a expressão da diversidade? Escravo nas terras pernambucanas e, depois, baianas, João Cobú vivera antes como senhor, no sul escravocrata dos EUA. No Brasil, desejou viver do outro lado da chibata. Em encarnação na Baía de Todos os Santos, encerrada pela febre amarela em 1900, foi líder espiritual de sua comunidade. Espírito protetor de Everilda Batista, mãe de Robson Pinheiro, atua desde 1950 através da mediunidade na família.