O épico conta a origem dos povos ticunas pela sua visão e mitos. Ambientada na Amazônia, a história mostra também sua riqueza natural.
A história conta a saga de Yoi e Ipi, irmãos nascidos do ancião Ngutaba. Eles devem encontrar a Grande Samaumeira, uma gigantesca árvore que sustenta todo o universo.
Durante sua jornada, se deparam com o Mapinguari, uma monstruosa figura com duas bocas que é protetora de todas as florestas e todos os animais, contudo uma boca tentará guiá-los, enquanto a outra boca tentará enganá-los. Cabe a eles decidirem qual voz irão ouvir.
Os povos ticunas, que vivem às margens do Alto Solimões, constituem a maior nação indígena do Brasil, com mais de 35.000 pessoas. Os ticunas sofrem com a presença violenta e depredadora de madeireiros, seringueiros e caçadores de animais em suas terras.
Giới thiệu về tác giả
Rui de Oliveira estudou pintura no Museu de Arte Moderna, artes gráficas na Escola de Belas Artes da UFRJ e, durante seis anos, ilustração na Moholy-Nagy University of Art and Design, em Budapeste. Estudou, também, cinema de animação no estúdio húngaro Pannónia Film.
Foi Diretor de Arte da TV Globo e da TV Educativa, atual TV Brasil. Entre suas aberturas e vinhetas, destacam-se as criadas para a primeira versão da novela Sítio do Picapau Amarelo e a reformulação do videografismo da TV-E.
Já ilustrou mais de 140 livros e projetou dezenas de capas para as principais editoras brasileiras de literatura infantojuvenil, e é autor de seis filmes de animação, tendo recebido muitos prêmios por seu trabalho como animador e ilustrador. Entre eles, por quatro vezes, o Prêmio Jabuti de Ilustração.