As análises tecidas aqui, tendo como eixo teórico a perspectiva histórico-cultural, buscam subsidiar a prática de professores no que tange às expressões infantis em que a imaginação e a criação estão presentes. O livro traz sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula. Prefácio de Ana Luiza Smolka. Textos de Anna Maria Lunardi Padilha, Clícia Assumpção Martarello de Conti, Daniele Nunes Henrique Silva, Fabrício Santos Dias de Abreu, Gabriela Sousa de Melo Mieto, Ivone Martins de Oliveira, Lavínia Lopes Salomão Magiolino, Maria Nazaré da Cruz, Marina Teixeira Mendes de Souza Costa e Silviane Barbato.
Giới thiệu về tác giả
Fabrício Santos Dias de Abreu
Pedagogo formado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (Un B). Mestrando em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Instituto de Psicologia/Un B), cursa especialização em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como eixo epistemológico as proposições teóricas da psicologia histórico‑cultural, principalmente nos seguintes temas: infância, imaginação, deficiência e linguagem. No mestrado, tem se dedicado a estudar as dimensões do afeto e da sexualidade em surdos homossexuais. Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/Un B), atuando ainda como supervisor do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (FE/Un B). É professor das séries iniciais do ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Daniele Nunes Henrique Silva
Professora do Programa de Pós‑Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG‑PDS/Un B) e do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento (PED), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/Unicamp) e vice‑líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/Un B). Tem experiência nas áreas de psicologia do desenvolvimento e psicologia da educação, com ênfase investigativa nos seguintes temas: infância e cultura, psicologia da arte (funcionamento imaginativo e processos criativos no desenvolvimento), educação inclusiva, processos mediacionais no ensino e na aprendizagem, surdez e outras necessidades especiais.