Victor Hugo, escritor e romancista francês, inspirado por Chateaubriand, escreveu em 1831 esta obra protagonizada pela Catedral Notre-Dame de Paris. Por meio da história de Quasímodo, um sineiro marginalizado devido a sua deficiência física, o autor conduz o leitor pela Paris gótica e medieval.
Após ser abandonado, Quasímodo foi acolhido pelo arquidiácono Claude Frollo, vivendo no interior da igreja. As gárgulas, quimeras e estátuas de santos viraram os amigos do sineiro, que fora da Catedral causa horror. O disforme e grotesco corcunda conhece a bela cigana Esmeralda, que o encanta com sua dança, assim como a Frollo e ao Capitão Phoebus.
O romance é construído na dicotomia entre o sagrado e o profano, mostrando diversas faces da capital francesa no século XV. A singularidade de cada personagem é usada para mostrar o cenário e revelar a valorização da arte e arquitetura. Ainda, a paixão por Esmeralda cria uma trama sombria, que fala sobre o amor e as falhas humanas.
Giới thiệu về tác giả
Victor Hugo nasceu em 26 de fevereiro de 1802, em Besançon, na França. Um dos principais nomes do romantismo francês, também foi poeta, dramaturgo e ensaísta. Em 1818, entrou para a Faculdade de Direito de Paris. Teve uma importante participação no ativismo político de sua época: foi membro do parlamento, deputado, orador, comentarista e polemista. Além disso, o autor teve uma importante ligação com o espiritismo – era kardecista e defendia que ‘a morte é uma continuação’.