Escrito por um psicanalista, este livro aponta para a ressignificação das relações com o mundo em que vivemos. O mundo, essa velha esfinge, teria como revelar seus segredos à experiência pessoal?
Frequentemente relegado a ser um ‘vale de lágrimas’, ele poderá, contudo, readquirir o status de realidade mais profunda, caso o ser humano ultrapasse as dificuldades e os obstáculos interpostos pela própria mente, mediante o conhecimento da fragilidade, da sensorialidade e do distanciamento de contato com o ser interior.
Nesse caso, tende a acorrer uma aproximação à ‘realidade mais real’, que se mostra como experiência de imaterialidade. Trata-se de apreensão distinta da comum: as semelhanças com os sonhos, a forte presença de vida, a radiância da natureza, as imagens mentais espontâneas como sínteses, a memória espiritual da humanidade, as feições primordiais da realidade, a harmonia nos processos naturais, a dimensão cósmica, entre outros aspectos.
Este livro chama a atenção não para o desencantamento do mundo, e sim para o seu reencantamento. É um convite experiencial e uma reflexão a respeito da natureza do mundo, cuja abordagem é feita por mobilidade psíquica, incluindo-se nesta a abertura à experiência.
Giới thiệu về tác giả
Walter Trinca
Obteve da Universidade de São Paulo (SP) os títulos de Graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica, Doutor em Ciências (Psicologia), Professor Livre Docente e Professor Titular. Em seu percurso, foi docente do Instituto de Psicologia da USP nos cursos de graduação e de pós-graduação, tendo sido coordenador do programa de pós-graduação na área de Psicologia Clínica.
É especialista em pesquisa, tendo orientado e supervisionado cerca de 80 projetos. Dentre os projetos próprios, contribuiu para a metodologia do Diagnóstico Psicológico, da Psicoterapia e da Psicanálise. Publicou mais de 100 trabalhos científicos em revistas especializadas, anais de congressos, livros, capítulos de livros e outros.
É psicanalista, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da International Psychoanalytical Association, e ocupa a Cadeira nº 40 da Academia Paulista de Psicologia. Possui consultório na cidade de São Paulo.