Apesar ou justamente por causa das dificuldades implicadas na sobrevivência em meio à pandemia de Covid-19, livros como este que o leitor tem em mãos se tornam significativos. Porque eles resultam fundamentalmente da força de vontade e da colaboração. Os textos aqui apresentados foram produzidos em diferentes contextos e por motivos variados. Mas todos eles estão ligados aos temas de interesse de seus autores, quer sejam professores, quer sejam alunos. Mais que isso, todos eles se imbricam uns aos outros, e embora o volume esteja organizado em três blocos diferentes, todos eles resultam de diálogos permanentes entre todos os autores, apesar da distância: professores fora do Brasil, professores de uma variedade de cidades e universidades brasileiras, professores e alunos que têm se encontrado à distância para desenvolverem suas reflexões.
O primeiro bloco aborda a prática mais antiga, o jornalismo, em sua mídia mais tradicional, que é o impresso. Apesar de todos os avanços e modernidades tecnológicas de hoje em dia, a plataforma impressa ainda mantém confiabilidade e isso é um de seus segredos para permanecer presente em nossa sociedade. O segundo bloco decorre desse primeiro: é o jornalismo televisivo. A televisão, de certo modo, por ser uma mídia eletrônica, com o rádio faz a ponte entre a tradição e a vanguarda. O terceiro bloco se abre tematicamente e apresenta aplicações variadas que decorrem dos processos comunicacionais. O volume se encerra com uma reflexão crítica sobre a contemporaneidade, a partir de episódio ocorrido no início deste ano tão conflituoso e desafiador.
Por tudo isso, este é, sobretudo, um livro que atesta a vitalidade da universidade, dos estudiosos do fenômeno comunicacional e, sobretudo, ratifica a importância que a comunicação tem em todo e qualquer contexto social. Sobretudo agora.
表中的内容
Sumário
Apresentação………………..
Parte 1
SOBRE O JORNALISMO: TEORIAS E PRÁTICAS
O pensamento marxista e a teoria do jornalismo no Brasil…..
Francisco Rüdiger e Otávio Daros
Jornalismo regional: dilemas e desafios contemporâneos……….
João Figueira
Jornalismo alternativo e o desafio de uma empresa cooperativa:
uma história cultural do Coojornal (1975-1983)……..
Aline Strelow, Rafael Glória e Cida Golin
Parte 2
DA TELEVISÃO E SUA ESPECIFICIDADE: O TELEJORNALISMO
Jornalismo audiovisual no Brasil: apontamentos históricos….
Edna Mello
Discurso e dispositivo: o emprego de conceitos foucaultianos
como abordagem e método da pesquisa em telejornalismo…..
Ariane Pereira
Violência policial no telejornalismo: uma análise de coberturas
do Jornal Nacional, Jornal da Record, SBT Brasil
e Jornal da Band………………………..
Cristiane Finger e Fábio Canatta
O local do telejornalismo: entre fluxos, telas
e territórios de informação…………………………
Iluska Coutinho e Gustavo Pereira
Parte 3
INTERAÇÕES COMUNICACIONAIS E SEUS DESAFIOS
As ouvidorias ressignificadas como (im)possibilidade
de/para diálogos virtuais: a Caterpillar em análise…
Cleusa Maria Andrade Scroferneker, Francielle Benett Falavigna,
Fernanda Luz Moraes e Luciana B. Gomes
Comunicação e memória institucional, social e coletiva:
abordagens da produção acadêmica brasileira……..
Cláudia Peixoto de Moura
Ampliando a noção de adaptação: teoria, ensino e política….
Ana Cláudia Munari Domingos, Camila A. P. de Figueiredo
e Miriam de Paiva Vieira
Goebbels, 75 anos depois: o discurso do ex-secretário
de Cultura do governo Bolsonaro……
Antonio Hohlfeldt e Felipe Adam
关于作者
Antonio Hohlfeldt
É doutor em Letras, pela PUCRS, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, professor de disciplinas como Teorias da Comunicação Social, Comunicação e opinião pública, Comunicação e indústria de lazer. Autor de dezenas de livros de ficção para crianças e adolescentes, assina igualmente livros de ensaios nas áreas da literatura e dos estudos em comunicação social, especialmente nos campos da teoria e da história do jornalismo. Em novembro de 2002 foi eleito vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul.
Cristiane Finger
Professora Titular do Curso de Jornalismo da Famecos-PUCRS. Membro Permanente do PPGCOM-FAMECOS/PUCRS. Coord. do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV). Diretora Regional Sul/ INTERCOM. Vice-Presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). E-mail: [email protected]