Cuca está no 4º ano e é um menino curioso e esperto. Tudo o interessa, e sua imaginação é tão forte e solta que a realidade não lhe basta. Então ele ‘viaja’, inventando ou enriquecendo acontecimentos, histórias, vivências. Como se diz, ele ‘delira’. Suas invenções são sempre interessantes, mas… quase nunca correspondem à realidade.
Por isso, Cuca é chamado de mentiroso pelos colegas, e os professores têm dificuldade em acreditar no que ele diz.
Por causa dessa imaginação sem freios, às vezes o menino se põe em situações complicadas, como quando faz algumas críticas ao livro de um escritor em visita à sua escola e é censurado por isso. Na sequência desse acontecimento, ele é desafiado a – e aceita – escrever um livro. Sem saber como começar, Cuca passa a receber, misteriosamente, dicas anônimas que, sob o título de ‘Manual Secreto do Jovem Escritor’, o ajudam muito. Começa aí uma história cheia de humor e mistério, com muitas descobertas importantes, muito aprendizado, muita amizade e muitas, muitas alegrias.
Tendo a escola como cenário, os acontecimentos em torno do passo a passo para escrever um livro, num ambiente tão familiar, certamente vão interessar, surpreender e agradar o leitor pré-adolescente.
关于作者
Sou Caio Tozzi e desde criança invento histórias e sonho em me tornar um escritor. Comecei fazendo gibis amadores, inspirados nas leituras que eu fazia, e pedia para meu pai tirar cópias para que eu vendesse para família e amigos. Incentivava amigos a fazer o mesmo e até os ajudava a criar suas turmas. Depois, fui crescendo e me arriscando nas primeiras incursões literárias. Na época da faculdade de jornalismo, já no fim da juventude, rascunhei meus primeiros livros infantojuvenis. Me formei, certo de que meu caminho era criar histórias e conteúdo para o mundo. Me pós-graduei em roteiro audiovisual. Passei por agência de publicidade, fui sócio de uma produtora de filmes e fiz reportagens para jornais e revistas. Publiquei dois livros de contos e crônicas, escrevi peças de teatro e dirigi documentários sobre a importância da arte na vida das pessoas. Para o público infantojuvenil, escrevi livros como ‘Tito Bang!’, ‘Procura-se Zapata’, ‘Super-Ulisses’, ‘Fabulosa Mani’, entre outros. E assim pretendo continuar, ajudando também mais e mais pessoas inventarem seus universos, personagens e histórias. Por isso, recomendo: faça as suas também!