O livro que apresentou a teoria da evolução, de Charles Darwin, e redefiniu para sempre a ciência moderna.
Esta nova tradução de A origem das espécies destaca-se por ter sido elaborada com base na primeira edição do texto, de 1859, que depois passaria por alterações do próprio autor em consequência das inúmeras pressões da imprensa e da comunidade científica do século XIX.
Sem cortes e censuras, este volume traz a teoria darwinista original, em vez de seguir a prática de tomar como base a sexta edição da obra, então já amplamente alterada.
A pesquisa de Darwin foi tão rigorosa e precisa em seu primeiro manuscrito que, hoje, estas hipóteses são comprovadas pela comunidade científica.
Com prefácio e notas do doutor Nelio Bizzo, um dos maiores especialistas em darwinismo no Brasil, esta edição realça a importância histórica desta que é a principal obra da biologia de todos os tempos.
关于作者
Charles Darwin (1809-1882) revolucionou as ciências biológicas ao apresentar sua teoria da evolução. Tendo estudado medicina, teologia, geologia e naturalismo, elaborou sua tese após cinco anos de pesquisa a bordo do navio HMS Beagle, em sua circum-navegação pela América do Sul. Desde a infância, tinha interesse por colecionar minerais, plantas e insetos. Logo Darwin se juntou às sociedades naturalistas estudantis britânicas. Em reconhecimento às suas grandes contribuições à ciência, o naturalista batizou diversas espécies e acidentes geográficos ao redor do mundo, como os montes Darwin, nos Andes, e os tentilhões estudados por ele na ilha de Galápagos, durante a expedição do Beagle, até hoje chamados de tentilhões de Darwin.
Daniel Moreira Miranda, experiente tradutor, é formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com habilitações em Grego antigo e em Sânscrito. Também graduou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Nelio Bizzo é professor titular da Universidade de São Paulo, fellow da Royal Society of Biology de Londres, realizou sua pesquisa de doutorado com os originais manuscritos de On the Origin of Species e com a biblioteca pessoal de Charles Darwin, mantidos na University of Cambridge, na Inglaterra.