No romance Vidas Secas, clássico da nossa literatura, Graciliano Ramos acompanha o drama de uma família sertaneja que foge da seca. Fabiano, Sinha Vitória, o ‘menino mais velho’ e o ‘menino mais novo’ são acompanhados pela inseparável cadela Baleia. Com a chegada das chuvas, a família vive um pequeno período de tranquilidade, vindo Fabiano a se empregar como vaqueiro. Mas não demora para que ele volte a sentir a opressão e a exploração, sendo sub-remunerado e enganado nos acertos de contas, perpetuando uma relação de subserviência e impossibilidade de encontrar caminhos.
Nesta inédita adaptação para o cordel, o mestre cearense Stélio Torquato Lima preserva todo o rico conteúdo da obra original, permitindo aos leitores ter contato com a realidade dura vivida pelos sertanejos nordestinos. A linguagem própria da poesia popular e as ilustrações de Jô Oliveira, o premiado ilustrador pernambucano, possibilitam um novo olhar para a belíssima obra de Graciliano.
关于作者
Graciliano Ramos (1892-1953) foi um renomado escritor brasileiro, conhecido por obras que retratam a vida no sertão nordestino e as dificuldades dos sertanejos. Entre seus trabalhos mais notáveis estão ‘Vidas Secas’ e ‘São Bernardo’. Ramos também exerceu cargos públicos, como o de prefeito de Palmeira dos Índios, Alagoas. Sua carreira foi marcada por um forte engajamento social e político, sendo preso em 1936 durante a ditadura de Vargas. Sua obra continua a influenciar a literatura brasileira.