Este livro reúne 27 histórias de infância, 27 jeitos de ver o mundo, 27 retratos do Brasil. A vida de brasileirinhos do interior e da capital, da praia e da floresta, suas lutas e seus sonhos de futuro. Com ele, o leitor é convidado a descobrir o universo de meninos e meninas dos quatro cantos do país. As histórias aqui apresentadas foram colhidas do acervo do Museu da Pessoa e trabalhadas pelo escritor José Santos, que as transformou em recontos. Cada reconto é acompanhado de três pequenos textos informativos. Um deles dá conta do destino tomado por cada personagem, enquanto os outros dois abordam questões sobre história, geografia, ecologia, política, economia e outras questões pesquisadas – dependendo do enfoque escolhido por José Santos.
关于作者
José Santos é mineiro de Santana do Deserto (MG). Andou por Cataguases e Juiz de Fora, em Minas, e vive em São Paulo desde 1991. É autor de vários livros de poesia para crianças e jovens e publica regularmente pela Editora Peirópolis desde 2007. A editora lançou, entre outros, os livros Viagem às terras de Portugal, Rimas da floresta e Maluquices musicais e outros poemas. José Santos também organizou O livro extravagante e outros poemas, do autor português José Jorge Letria.
Como diretor do Museu da Pessoa, organizou Memórias de brasileiros – uma história em todo canto e recontou depoimentos de infância concedidos ao museu no livro Crianças do Brasil – suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos, ambos também lançados pela Peirópolis. Coordenou o projeto Memória da Literatura Infanto Juvenil, que entrevistou dezenas de escritores, ilustradores e editores. José Santos realiza também oficinas de rimas com seu filho Jonas, um escritor precoce e amante da poesia. Cláudio Martins nasceu em Juiz de Fora (Minas Gerais) em 1948. Formado em desenho industrial, já ilustrou cerca de 300 livros infantis e 1.000 capas de livros de várias editoras. Também é autor de 40 livros infantis. Em 1989 foi selecionado para o Prêmio Catalunha de Ilustração (Espanha), ganhou dois prêmios Jabuti, em 1991 e em 1992; e, em 1990, participou da Lista de Honra do IBBY – International Board on Books for Young People – Suíça. Além disso, já participou de feiras de livros na Catalunha, em Frankfurt, Bolonha, Gotemburgo, Quito, Bratislava etc.