Cérebro_Coração é uma peça-conferência escrita pela atriz Mariana Lima que resgata, em sua essência, lugares potencialmente transformadores: o teatro e a sala-de-aula | o cérebro e o coração. Um caminho percorrido a partir da memória, das alteridades, da experiência construída pela linguagem e extravasada por outras diferentes formas de vida. Uma experiência de diálogo que coloca em perspectiva os modos de aprendizagem, sensibilização e o entendimento científico-poético do mundo, retorcido por transfigurações da própria linguagem, da experiência cênica e do corpo, esse esqueleto adormecido nas narrativas e, ao mesmo tempo, tão responsável por nos manter de pé.
Mariana Lima partilha anotações de uma vida inteira, pautada em escritores que foram definitivos para sua percepção de mundo e formação artística, dentre eles, Proust, Clarice Lispector e Virginia Woolf. A busca pela simplicidade, a possibilidade de criar, construir, comunicar, e também valer-se do esquecimento, são alguns dispositivos essenciais desta peça, cuja força motriz está amparada nas reflexões acerca de temas como memória, linguagem, temporalidade, costumes e outras investigações teóricas que resultam em um capital artístico consistente e necessário para pensar sobre o agora.
关于作者
Sobre a autora:
Mariana Lima é atriz, produtora, diretora e dramaturga, com trajetória marcante no teatro, no cinema e na televisão. Nascida na cidade de São Paulo, integrou por dez anos o Teatro da Vertigem, tendo atuado em montagens antológicas como Apocalypse 1, 11 e O Livro de Jó, ambas dirigidas por Antônio Araújo. Entre seus trabalhos como atriz, destacam-se os espetáculos A paixão segundo G.H; Gaivota: tema para um conto curto e A Primeira vista, dirigidas por Enrique Diaz; Máquina de abraçar, dirigida por Malu Galli; Pterodátilos, com direção de Felipe Hirsch, que lhe rendeu o Prêmio Shell de melhor atriz em 2011; A mulher que matou os peixes, dirigida por Cristina Moura; Nômades, dirigida por Márcio Abreu; e Os realistas, com direção de Guilherme Weber. Em 2018, foi vencedora do Prêmio Cesgranrio na categoria de Melhor Atriz por Cérebro_Coração, espetáculo dirigido por Enrique Diaz e Renato Linhares.