Anomia é um estado de desorganização pessoal que resulta numa individualidade desorientada, desvinculada do padrão do grupo social. Assim foram equivocadamente descritos os negros paulistas (e brasileiros) no período pós-abolição pela historiografia tradicional.
Contrariando essa perspectiva, Petrônio Domingues apresenta uma história de luta e protagonismo dos negros, em áreas tão diversas como o mundo do trabalho, a política, o associativismo, a imprensa, o lazer, o esporte, o direito, a arte e a religião. Recolhe biografias de destaque, com especial atenção às mulheres, e coloca o movimento paulista em seu contexto brasileiro e americano.
Protagonismo negro em São Paulo abre caminhos e descortina perspectivas. Possivelmente o mais amplo mapeamento bibliográfico sobre o negro paulista entre 1888 e os dias atuais, este livro serve de bússola – manual, roteiro e fonte de consulta – para estudantes e pesquisadores empenhados em também investigar o assunto.
关于作者
Petrônio Domingues é graduado, mestre e doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutoramentos pela Rugters – Universidade Estadual de Nova Jérsei, nos Estados Unidos, entre 2012 e 2013, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 2016 e 2017. É professor da graduação em história da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e dos programas de pós-graduação em história (mestrado) e sociologia (mestrado e doutorado) na mesma instituição. É ainda bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Publicou dezenas de artigos em algumas das mais conceituadas revistas acadêmicas na área de história, no Brasil e no exterior, além de ter organizado coletâneas e escrito livros autorais, com destaque para o mais recente – Estilo avatar: Nestor Macedo e o populismo no meio afro-brasileiro (Alameda, 2018).