Contos gauchescos é obra prima do conto brasileiro.
As narrativas, plenas de humanidade, não tratam de grandes feitos, nem os personagens são tipos heroicos; o que temos aqui são histórias da vida comum de pessoas simples, por vezes presas a uma existência marcada por acontecimentos violentos: as guerras que assolaram o Rio Grande do Sul, o isolamento, as mudanças que marcaram a época e a vida de quem vivia no campo.
A universalidade dos textos justifica a publicação, nessa edição trazendo notas de vocabulário, que ajudarão o leitor contemporâneo a penetrar com mais segurança pelos caminhos da narrativa simoniana. Uma breve apresentação e resumos comentados de cada um dos contos iluminam a leitura e auxiliam a compreensão, ampliando o universo semântico e enriquecendo os textos. Por fim, a cronologia destaca aspectos que marcaram a vida e a morte do autor e a época em que viveu.
关于作者
João Simões Lopes Neto é, segundo estudiosos e a crítica especializada, o maior escritor regionalista do Rio Grande do Sul. Nasceu em Pelotas, em 9 de março de 1865, filho de família abastada. Procurou, em sua produção literária, valorizar a história do gaúcho e suas tradições, porém foi muito além, registrando dramas humanos, dramas universais que atravessaram o tempo e as fronteiras. Publicou apenas três livros em vida: Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912), e Lendas do Sul (1913). Hoje pertence à literatura universal, tendo sido traduzido para diversas línguas.