As histórias de crime que encontramos na Bíblia não deixam nada a desejar em relação às histórias policiais de hoje em dia. Neste livro foram selecionadas 24 histórias, que são uma pequena amostra de como a Bíblia lida com esse tema. De certa forma, a Bíblia quase pode ser lida como uma história criminal da humanidade. Cada história traz uma breve introdução, o que ajuda o leitor a entender mais facilmente cada texto: a trama, os personagens e os motivos envolvidos. Com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, Histórias de Crime da Bíblia mostra que Deus não é indiferente para com o mundo e com tudo o que acontece; antes, Deus age conforme a necessidade da situação e segundo o plano maior que ele tem para a humanidade.
表中的内容
Quando as histórias de crime e a Bíblia se encontram
No princípio havia um assassinato
– Caim e Abel
Criminosos nas melhores famílias
– Fraude contra o irmão e o pai: Jacó, Isaque e Esaú
– Um parente engana o outro: Jacó, Labão e Raquel
– Atentado e tráfico de pessoas: José e seus irmãos
Reis com ‘culpa no cartório’
– Tentativa de revolta e matança: Abimeleque e os homens de Siquém
– Impostos extorsivos: Davi, Abigail e Nabal
– De assédio sexual a homicídio: Davi, Bate-Seba e Urias
– Estupro e alta traição: Amnom, Tamar e Absalão
– Um crime em nome da justiça: Acabe, Jezabel e Nabote
Pequenos crimes com grandes consequências
– O primeiro crime famélico da história da humanidade: Adão e Eva
– Roubo da propriedade de Deus: Acã e Josué
– Fraude por cobiça: Geazi e Eliseu
– Fraude e desvio de dinheiro: Um homem rico e seu administrador
– Ato de sabotagem no campo de trigo: Um lavrador e seu misterioso inimigo
Golpes inescrupulosos, vítimas indefesas
– Estupro com vingança cruel: Dina e Siquém
– Assalto com lesão corporal: Um crime em plena rua
– Assassinato cometido em conjunto: Os lavradores maus
– Atentado contra um preso: Uma conspiração contra Paulo
Crimes causados pelo Estado
– Morticínio por ordem real: O Faraó e os israelitas no Egito
– Perseguição de um líder oposicionista: Jeremias e o rei Zedequias
– Perseguição por motivos religiosos: Nabucodonosor e seus administradores judeus
– Um genocídio politicamente planejado: Xerxes, Hamã e Ester
– Massacre organizado contra crianças: O infanticídio de Herodes
Leitores, é com vocês!
– O caso de Jesus
O papel de Deus nas histórias de crime
关于作者
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é uma entidade sem fins lucrativos, beneficente de assistência social, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, e prestar assistência social aos mais necessitados.
A Bíblia é um instrumento de transformação espiritual e social, além de fonte de conhecimento e educação. Base cultural e do pensamento filosófico de toda a civilização ocidental, o Livro Sagrado contém, ainda, valores éticos capazes de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e harmônica.
Tendo como base esses princípios, a SBB tem a missão de:
‘Promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano.’
HISTÓRIA DA SBB
Com o final da II Grande Guerra, em 1945, um clima de otimismo e esperança se espalhou pelo mundo. No Brasil, também houve um cenário favorável ao crescimento da distribuição da Bíblia.
É nesse período que surge a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), uma entidade criada por destacados líderes cristãos. Com o lema ‘Dar a Bíblia à Pátria’, a SBB é fundada em 10 de junho de 1948, no Rio de Janeiro. A partir de então, assume as atividades de tradução, produção e distribuição da Bíblia em todo o território brasileiro.
A SBB é uma entidade nacional, que faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial de entidades, cuja fundação remonta ao século XIX e que foi criada com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 145 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios, que são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.
Além do trabalho na área de tradução e publicações de Bíblias, a SBB se destaca por sua atuação no campo da ação social. Desde 1962, quando inaugurou o barco Luz na Amazônia para prestar assistência espiritual e social aos ribeirinhos, a SBB tem desenvolvido inúmeros programas sociais que atendem a diferentes segmentos da população como estudantes, índios, presidiários, enfermos e deficientes visuais.