Álvaro Nunes Larangeira & Christina Ferraz Musse 
1969 a 1970 [EPUB ebook] 
Janelas do Tempo

Support

Cinco grupos de pesquisa estão representados neste livro: JOR XXI, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Tecnologias do Imaginário, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Comunicação, Cidade e Memória – Comcime -, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Narrativas Midiáticas e Dialogias – Namídia -, também da UFJF; e Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia – Multis -, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Do núcleo inicial, formado em 2018, a Rede JIM ganhou novas adesões, realizou quatro seminários nacionais, e publicou o livro 1968: de maio a dezembro: Jornalismo, Imaginário e Memória. O trabalho coletivo e interdisciplinar é a razão de ser da rede, que se vê como lugar de diálogo, troca de ideias e construção de reflexões que colaborem para decifrar a complexa contemporaneidade. Os artigos que compõem este livro foram apresentados inicialmente no seminário, realizado em outubro de 2019, na UFF, em Niterói, Rio de Janeiro.
Em 1969 a 1970: janelas do tempo, os autores se dispõem a contar histórias, a partir de uma abordagem científica, isto é, há um pacto com a averiguação das informações, checagem de dados, um compromisso com a verdade. Não se trata de ficção. Mas há também o envolvimento com as investigações, que se fundam em uma opção teórica, que não é servil apenas aos senhores da razão, mas que reverencia o encantamento ancestral da narrativa, as muitas dobras da história, os labirintos da memória e a potência do imaginário como força revolucionária e fundadora. A leitura convocada pelos autores é, enfim, este convite à partilha de fragmentos do mundo, que falam por si, mas especialmente falam através de nós.

€0.00
Zahlungsmethoden

Über den Autor

Álvaro Nunes Larangeira
É professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Jornalista, é mestre e doutor em Comunicação pela PUCRS e pós-doutor em Jornalismo pela Universidade de Coimbra. Autor dos livros Comunicação Monoteísta (Sulina, 2006) e Da virtude da fala ao silêncio da palavra (UTP, 2012).
Cláudia De Albuquerque Thomé
Professora permanente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, é líder do Grupo de Pesquisa Narrativas midiáticas e dialogias, cadastrado no CNPq, e docente dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Facom/UFJF. Jornalista graduada pela Escola de Comunicação da UFRJ e mestre em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ, é doutora em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Autora do livro Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio (2015), tem como principais focos de pesquisa as estratégias narrativas, a interação do jornalismo com produções ficcionais, a crônicas nos meios de comunicação e a narrativa audiovisual.
Denise Tavares
Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF) que coordenou de 2015 a 2019, e professora do Departamento de Comunicação Social da mesma universidade. É co-líder do Grupo de Pesquisa Multis – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. Jornalista, Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Integração Latino-Americana (Prolam/ USP), pesquisa o Audiovisual de não-ficção no Brasil e América Latina (em especial, o documentário) e as narrativas audiovisuais no contexto da Internet (novos formatos e gêneros) e, também, a relação do audiovisual e ciência. É autora e organizadora com Renata Rezende da obra Mídias & Divulgação Científica, e com Adilson Cabral e Alexandre Farbiarz, Pesquisas em Mídia e Cotidiano. Organizou, ainda, com Eliska Altman, Marcelo Prioste e Maurício de Bragança a obra Audiovisual e América Latina: estudos comparados.
Juremir Machado Da Silva
Nascido em Santana do Livramento (RS), em 1962, é poeta, jornalista, radialista, romancista, tradutor, pesquisador do CNPq e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PPGCOM/PUCRS. Já publicou mais de 40 livros, entre os quais, pela Sulina, Ser feliz é tudo que se quer (ideias sobre o bem viver): filosofia para ler no parque, no ônibus, na cama, na rede; 1964 – Golpe midiático-civil-militar; O que pesquisar quer dizer: como fazer textos acadêmicos sem medo da ABNT e da Capes. É colunista diário do jornal Correio do Povo e coordenador editorial do Caderno de Sábado.
A Miséria do Cotidiano, 1991, Artes & Ofícios Muito Além da Liberdade, 1991, Artes & Ofícios A Noites dos Cabarés, 1991, Mercado Aberto A Prisioneira do Castelinho do Alto da Bronze, 1993, Artes & Ofícios O Pensamento do Fim do Século, 1993, L&PM Visões de uma Certa Europa, 1998, Edipucrs Brésil, Pays du Présent, 1999.
Renata Rezende Ribeiro
Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF) e professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Comunicação e mestre em Comunicação, Imagem e Informação, ambos pela UFF. Realizou pesquisas de pós- doutorado na Université René Descartes – Sorbonne/ Paris V (FRA), com bolsa CAPES, entre 2017 e 2018, e também na Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), entre 2013 e 2015. Autora dos livros A morte midiatizada (indicado ao Prêmio Jabuti 2016) e Mídias e Divulgação Científica (em coautoria com Denise Tavares). Jornalista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde também foi professora do Departamento de Comunicação Social.

Dieses Ebook kaufen – und ein weitere GRATIS erhalten!
Sprache Portugiesisch ● Format EPUB ● Seiten 411 ● ISBN 9786557590232 ● Dateigröße 4.7 MB ● Herausgeber Álvaro Nunes Larangeira & Christina Ferraz Musse ● Verlag Editora Sulina ● Ort Porto Alegre ● Land BR ● Erscheinungsjahr 2021 ● herunterladbar 24 Monate ● Währung EUR ● ID 8966958 ● Kopierschutz Adobe DRM
erfordert DRM-fähige Lesetechnologie

Ebooks vom selben Autor / Herausgeber

184.099 Ebooks in dieser Kategorie