Os textos aqui reunidos são resultado de reflexões e provocações político-pedagógicas que emergiram das experiências profissionais e estudos que vivenciei com a educação em diálogo com inúmeras educadoras e educadores, em especial da Bahia no período da pandemia da covid-19.
Apesar do recorte temporal destes artigos (2018-2023) e do contexto em que foram escritos, as reflexões e provocações fazem parte de uma história de dedicação à educação pública. Meu desejo é que você leitora e leitor, educadora e educador, possa nessa leitura, a partir das suas experiências, refletir também sobre suas inquietações cotidianas, contudo numa perspectiva de tomada de consciência de que a nossa tarefa político-pedagógica é de compromisso com um mundo mais justo, sendo radicalmente contra a desigualdade e qualquer tipo de discriminação, a favor de uma educação humanizadora e de perspectiva emancipacionista que precisa ser construída no cotidiano de nossas ações. As mudanças que tanto desejamos e que por vezes tanto profetizamos são desafiadoras, no entanto, o mínimo que podemos exigir de nós é a coerência ética da tentativa diária da mudança tão necessária das nossas práticas.
Über den Autor
RENÊ SILVA
Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Nova Itarana, Estado da Bahia. Doutorando em Educação e pesquisador do Grupo ‚FORMACCE em Aberto‘ pelo PPGE/FACED da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (NEFOP/UESB). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação (UESB) e Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Einstein. De 2020 a 2022 atuou como Assessor Técnico da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional da Bahia (UNDIME/BA). Na UNDIME/BA, coordenou o Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos, Projeto Rede de Práticas Undime Bahia e o Programa de Formação para (Re)elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos nas Escolas dos Municípios Baianos. É autor do livro ‚Formação inicial de professores: contradições na articulação dos entes federados para implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Estado da Bahia‘ e co-autor do livro ‚Projeto Político-Pedagógico Multirreferencial: a (re)elaboração de PPPs por coletivos de professoras(es) da educação básica‘, ambos publicados também em 2023.