‘Trata-se […] de uma obra de cunho analítico-propositivo que responde a anseios, mais ou menos generalizados entre os professores, por transformações mais radicais na realidade educativa brasileira. Sua leitura é de grande relevância para os responsáveis pelas políticas educativas nos níveis federal, estadual e municipal, aos gestores e coordenadores pedagógicos das redes de ensino e das escolas e aos professores de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, assim como das várias organizações integrantes dos movimentos sociais populares. Creio que todos os profissionais da educação se beneficiarão com as análises conceituais e com as experiências práticas veiculadas neste livro, pois nele encontrarão esclarecimentos e referências que lhes permitirão melhor compreender o sentido transformador da educação expresso de forma sistemática e teoricamente fundamentada na pedagogia histórico-crítica.’ – Dermeval Saviani
Sobre el autor
Ana Carolina Galvão Marsiglia: graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, Bauru) e doutora em educação escolar pela Unesp (Araraquara). Foi professora de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e atualmente é docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É líder do grupo de pesquisa ‘Pedagogia histórico-crítica e educação escolar’ membro do grupo de pesquisa ‘Estudos Marxistas em Educação’e coordenadora adjunta do Núcleo de Educação Infantil (Nedi-Ufes). Organizou o livro Pedagogia histórico-crítica: 30 anos e é autora do livro A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental, ambos publicados pela Editora Autores Associados. E-mail: galvao. [email protected].
Eraldo Leme Batista: graduado em história e ciências sociais, mestre em educação e doutorando em educação pela Unicamp. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas ‘História, Sociedade e Educação no Brasil’ (Histedbr), do Grupo de Estudos ‘Gramsci, Sociedade e Educação’. . Membro da Rede de Estudos do Trabalho (RET).
E-mail: [email protected].