O poeta e crítico literário norte-americano T. S. Eliot dizia que Charles Williams era o ‘homem mais próximo a um santo’ que ele conhecera em sua vida. Já o escritor irlandês C. S. Lewis, que integrava com Williams e J. R. R. Tolkien o lendário grupo de discussão sobre literatura The Inklings, enxergava em seu amigo algo ‘divino; na verdade, ele se assemelhava a um anjo’.
Dentre a vasta e sofisticada produção literária de Williams, A Descida da Pomba, figura como obra-prima, reunindo suas maiores virtudes como escritor: a densidade poética, a economia vocabular e a assombrosa erudição. Em projeto magistral, Charles Williams narra a história do Espírito Santo na Igreja.
Inédito em língua portuguesa, A Descida da Pomba, obra traduzida com o habitual esmero de Almiro Pisetta, é item essencial em qualquer biblioteca, razão pela qual a Editora Mundo Cristão sente-se honrada em apresentar Charles Williams aos leitores brasileiros e a toda a comunidade lusófona.
Tabla de materias
Nota dos editores
Prefácio
1. A definição de Cristandade
2. A reconciliação com o tempo
3. As compensações do sucesso
4. A guerra das fronteiras
5. A imposição da crença
6. Consumação e cisma
7. A renovação da contrição
8. A qualidade da descrença
9. O retorno da virilidade
Posfácio
Tabela cronológica
Sobre el autor
Charles Williams nasceu em 1886, em Londres. Editor pela Oxford University Press, atuou também como romancista, poeta, crítico literário, historiador e teólogo. Casou-se em 1917 com Florence Conway, com quem teve seu único filho, Michael. Williams faleceu em 1945, poucos dias após o término da Segunda Guerra Mundial.