O poeta e crítico literário norte-americano T. S. Eliot dizia que Charles Williams era o ‘homem mais próximo a um santo’ que ele conhecera em sua vida. Já o escritor irlandês C. S. Lewis, que integrava com Williams e J. R. R. Tolkien o lendário grupo de discussão sobre literatura The Inklings, enxergava em seu amigo algo ‘divino; na verdade, ele se assemelhava a um anjo’.
Dentre a vasta e sofisticada produção literária de Williams, A Descida da Pomba, figura como obra-prima, reunindo suas maiores virtudes como escritor: a densidade poética, a economia vocabular e a assombrosa erudição. Em projeto magistral, Charles Williams narra a história do Espírito Santo na Igreja.
Inédito em língua portuguesa, A Descida da Pomba, obra traduzida com o habitual esmero de Almiro Pisetta, é item essencial em qualquer biblioteca, razão pela qual a Editora Mundo Cristão sente-se honrada em apresentar Charles Williams aos leitores brasileiros e a toda a comunidade lusófona.
Mục lục
Nota dos editores
Prefácio
1. A definição de Cristandade
2. A reconciliação com o tempo
3. As compensações do sucesso
4. A guerra das fronteiras
5. A imposição da crença
6. Consumação e cisma
7. A renovação da contrição
8. A qualidade da descrença
9. O retorno da virilidade
Posfácio
Tabela cronológica
Giới thiệu về tác giả
Charles Williams nasceu em 1886, em Londres. Editor pela Oxford University Press, atuou também como romancista, poeta, crítico literário, historiador e teólogo. Casou-se em 1917 com Florence Conway, com quem teve seu único filho, Michael. Williams faleceu em 1945, poucos dias após o término da Segunda Guerra Mundial.