De lugares desconhecidos desse mundo e da imaginação prodigiosa de Howard Phillips Lovecraft, renomado mestre do estranho, chegam esses nove contos de terror capazes de provocar pesadelos. Desde os temidos remanescentes de civilizações do passado longínquo até monstruosidades profanas à espreita na escuridão, as histórias de Lovecraft nunca perderam a capacidade de impressionar e perturbar. A cidade sem nome e outros contos em quadrinhos lança um novo sopro de vida a trabalhos clássicos da ficção aterrorizante.
Sobre el autor
Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) nasceu e cresceu em Providence, Rhode Island. Criança prodígio, desenvolveu muito cedo um interesse por química e astronomia. No entanto, sua saúde frágil e os frequentes pesadelos o impediram de concluir a formação escolar. Enfrentou períodos de colapsos nervosos e depressão, que contribuíram para a visão de mundo cínica e inquietante apresentada em sua obra. Inicialmente um poeta e um bom escritor de cartas, Lovecraft passou à ficção aos vinte e poucos anos, tornando-se extremamente prolífico na última década de vida. Com frequência, dedicava-se aos temas da insanidade, da culpa e da insignificância humana. Aos poucos, desenvolveu o conceito do ‘horror cósmico’, cenário em que monstruosidades alienígenas malignas e velhos deuses tentam se sobrepor à humanidade. Embora não tenha visto seu trabalho alcançar a fama, Lovecraft é reconhecido hoje em dia como um dos autores mais importantes do estilo macabro no século XX.
Em seu ensaio O horror sobrenatural em literatura (1926-27), Lovecraft mapeia as origens e o desenvolvimento da ficção estranha, citando, entre outros, Edgar Allan Poe, Arthur Machen e M.R. James como influências para a sua produção literária. Ele, por sua vez, influenciou vários de seus contemporâneos, como Robert E. Howard (de Conan, o bárbaro) e Robert Bloch (de Psicose). Mais recentemente, seu trabalho tem inspirado vários autores do gênero fantástico, incluindo Stephen King, Alan Moore e Neil Gaiman, além dos diretores John Carpenter, Stuart Gordon e Guillermo del Toro. Com um legado sólido na cultura popular, o estilo de terror misterioso de Lovecraft continua a fascinar e perturbar leitores ao redor do mundo.