Deixar marcas na história do mundo reúne de maneira sistemática o conteúdo de propostas da experiência cristã concebida e vivida conforme o carisma de Comunhão e Libertação. Trata-se da reunião de falas do Padre Luigi Giussani em várias ocasiões, particularmente durante conversas com responsáveis do próprio Movimento na década de noventa.
Tais aprofundamentos foram reunidos e ordenados a partir de palavras-chave que representam os passos fundamentais de um caminho cristão. Acima de tudo, a afirmação central é a de que o cristianismo é um acontecimento imprevisto e imprevisível: é o anúncio de que o Mistério se fez homem, nascido de mulher num determinado lugar e num determinado tempo. A forma com que Deus entrou em relação com o homem para salvá-lo é um acontecimento, um fato histórico, não um pensamento ou um sentimento religioso vago. É essa forma que abre a razão do homem e move sua afeição ante uma Presença excepcional e, mesmo assim, integralmente humana.
Tabla de materias
INTRODUÇÃO
‘Na simplicidade do meu coração, cheio de letícia, vos dei tudo aquilo que tenho’
CAPÍTULO I
O acontecimento cristão como encontro
CAPÍTULO II
A permanência do acontecimento na história (o templo no tempo)
CAPÍTULO III
Um povo novo na história, para a glória humana de Cristo
CAPÍTULO IV
O dia de Cristo, o dia da misericórdia
Índice de referências bíblicas
Índice temático
Índice onomástico
Sobre el autor
Luigi Giussani (1922-2005), padre, teólogo e professor, estudou e ensinou na Faculdade Teológica de Venegono. De 1964 a 1990 foi docente de Introdução à Teologia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão. Deu vida ao Movimento Comunhão e Libertação, hoje presente na Itália, no Brasil, e em quase noventa países do mundo todo.
Stefano Alberto, nascido em 1959, padre da Fraternidade dos Missionários de São Carlos Borromeu, atualmente ensina Introdução à Teologia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão.
Javier Prades, nascido em 1960, padre da diocese de Madri, atualmente é catedrático de Teologia Sistemática e reitor da Faculdade de Teologia San Damaso, em Madri. É membro da Comissão Teológica Internacional.