Deixar marcas na história do mundo reúne de maneira sistemática o conteúdo de propostas da experiência cristã concebida e vivida conforme o carisma de Comunhão e Libertação. Trata-se da reunião de falas do Padre Luigi Giussani em várias ocasiões, particularmente durante conversas com responsáveis do próprio Movimento na década de noventa.
Tais aprofundamentos foram reunidos e ordenados a partir de palavras-chave que representam os passos fundamentais de um caminho cristão. Acima de tudo, a afirmação central é a de que o cristianismo é um acontecimento imprevisto e imprevisível: é o anúncio de que o Mistério se fez homem, nascido de mulher num determinado lugar e num determinado tempo. A forma com que Deus entrou em relação com o homem para salvá-lo é um acontecimento, um fato histórico, não um pensamento ou um sentimento religioso vago. É essa forma que abre a razão do homem e move sua afeição ante uma Presença excepcional e, mesmo assim, integralmente humana.
Inhaltsverzeichnis
INTRODUÇÃO
‚Na simplicidade do meu coração, cheio de letícia, vos dei tudo aquilo que tenho‘
CAPÍTULO I
O acontecimento cristão como encontro
CAPÍTULO II
A permanência do acontecimento na história (o templo no tempo)
CAPÍTULO III
Um povo novo na história, para a glória humana de Cristo
CAPÍTULO IV
O dia de Cristo, o dia da misericórdia
Índice de referências bíblicas
Índice temático
Índice onomástico
Über den Autor
Luigi Giussani (1922-2005), padre, teólogo e professor, estudou e ensinou na Faculdade Teológica de Venegono. De 1964 a 1990 foi docente de Introdução à Teologia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão. Deu vida ao Movimento Comunhão e Libertação, hoje presente na Itália, no Brasil, e em quase noventa países do mundo todo.
Stefano Alberto, nascido em 1959, padre da Fraternidade dos Missionários de São Carlos Borromeu, atualmente ensina Introdução à Teologia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão.
Javier Prades, nascido em 1960, padre da diocese de Madri, atualmente é catedrático de Teologia Sistemática e reitor da Faculdade de Teologia San Damaso, em Madri. É membro da Comissão Teológica Internacional.