Este livro reúne ensaios (revistos e ampliados) da pesquisadora, professora e ensaísta Ana Maria Haddad Baptista, publicados por diversos livros e revistas, sobre o conjunto de obras de Marco Lucchesi.
Marco Lucchesi nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1963, e atualmente preside a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ocupa a cadeira de no.15. Poeta, romancista, ensaísta, memorialista, professor e tradutor, graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense. Obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. Transita, com sabedoria, por mais de vinte línguas. Autor, apenas para exemplificar algumas de suas publicações, dos romances O bibliotecário do imperador, O Dom do Crime e Adeus, Pirandello. Domínios da Insônia reúne, em grande parte, seu legado poético. Como tradutor, dentre tantos livros que poderíamos citar, verteu para o português obras dos italianos Primo Levi e Umberto Eco, do persa Rûmî, do russo Khlebnikov do tcheco Rainer Maria Rilke e do paquistanês Mohammed Iqbãl. Professor titular de Literatura Comparada da UFRJ. Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia. Palestrou em diversas universidades ao redor do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.
Júlia Maria
A propos de l’auteur
Ana Maria Haddad Baptista
Mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutoramento em História da Ciência pela Universidade de Lisboa e PUC/SP onde se aposentou. Atualmente é pesquisadora e professora da Universidade Nove de Julho dos programas de Educação stricto sensu. Colunista mensal da revista impressa Humanitas. Autora e organizadora de dezenas obras publicadas no Brasil e no exterior. Entre elas: Estética da Solidão (Patuá), Tempo-Memória & Desmemórias (BT Acadêmica), Cavalos sem Memória (Apenas/ Lisboa).