Este livro reúne ensaios (revistos e ampliados) da pesquisadora, professora e ensaísta Ana Maria Haddad Baptista, publicados por diversos livros e revistas, sobre o conjunto de obras de Marco Lucchesi.
Marco Lucchesi nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1963, e atualmente preside a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ocupa a cadeira de no.15. Poeta, romancista, ensaísta, memorialista, professor e tradutor, graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense. Obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. Transita, com sabedoria, por mais de vinte línguas. Autor, apenas para exemplificar algumas de suas publicações, dos romances O bibliotecário do imperador, O Dom do Crime e Adeus, Pirandello. Domínios da Insônia reúne, em grande parte, seu legado poético. Como tradutor, dentre tantos livros que poderíamos citar, verteu para o português obras dos italianos Primo Levi e Umberto Eco, do persa Rûmî, do russo Khlebnikov do tcheco Rainer Maria Rilke e do paquistanês Mohammed Iqbãl. Professor titular de Literatura Comparada da UFRJ. Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia. Palestrou em diversas universidades ao redor do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.
Júlia Maria
Mengenai Pengarang
Ana Maria Haddad Baptista
Mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutoramento em História da Ciência pela Universidade de Lisboa e PUC/SP onde se aposentou. Atualmente é pesquisadora e professora da Universidade Nove de Julho dos programas de Educação stricto sensu. Colunista mensal da revista impressa Humanitas. Autora e organizadora de dezenas obras publicadas no Brasil e no exterior. Entre elas: Estética da Solidão (Patuá), Tempo-Memória & Desmemórias (BT Acadêmica), Cavalos sem Memória (Apenas/ Lisboa).