Diários de Gaza é uma coleção que traz as vozes de artistas, escritores, professores que vivem em Gaza e experienciaram a guerra mais recente contra o povo de Gaza, promovida por Israel desde 7 de outubro de 2023.
Este é o 1º volume da série, intitulado A memória é uma casa indestrutível, e traz textos de 14 autores e um prefácio de Atef Abu Saif — idealizador e organizador da série original em árabe —, que cobrem os primeiros meses do genocídio na Faixa de Gaza.
A edição brasileira foi organizada por Rafael Domingos Oliveira, a partir da versão original, e traduzida do árabe por Rima Awada Zahra.
Autores: Ali Abu Yassin, Atef Abu Saif, Hassan Al-Qatrawi, Iman Natur, Jihan Abu Lachin, Kamal Sobh, Layan Abu Al-Qumsan, Mahmud Assaf, Maryam Qawwach, Mustafa Al-Nabih, Nasser Rabah, Nima Hassan, Rima Mahmud, Samaher Al-Khazindar e Yussef Al-Qudra.
A propos de l’auteur
Atef Abu Saif é um escritor e agente cultural palestino, nascido em 1973 no campo de refugiados de Jabalia, Gaza. Atef também foi porta-voz do partido político Fatah e, em 2019, assumiu o cargo de ministro da Cultura da Autoridade Nacional Palestina.
Além de idealizador e organizador da série original Diários de Gaza, Atef é autor do livro Quero estar acordado quando morrer (Elefante) e de diversos outros ensaios, romances e contos.