Nesta coletânea estão jovens trazidos(as) das barricadas, das ruas e praças, das motocicletas, dos albergues, das famílias, das prisões às telas do cinema. Nela estão diversas formas de ser, de estar e de se viver a juventude sob o olhar de cineastas de diferentes países e épocas. Jovens do passado e do presente, culturas juvenis e rebeldes juventudes.
A propos de l’auteur
Inês Assunção de Castro Teixeira
É doutora em Educação pela UFMG, pós-doutora em Educação pela Universidade de Barcelona e professora da Faculdade de Educação da UFMG (graduação e pós-graduação). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/Fa E/UFMG) e coorganizadora da coleção Cinema, Cultura e Educação (Autêntica) e da seção Educar o Olhar (revista Presença Pedagógica). É pesquisadora do CNPq. Pesquisa e publica no campo da Sociologia da Educação, dos Estudos sobre Professores e de Educação e Cinema.
José de Sousa Miguel Lopes
É doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, professor da UFMG e coorganizador da coleção Cinema, Cultura e Educação (Autêntica). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Educação, História, Memória e Linguagem (EDHMEL) e da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação. Coordena o blog Navegações nas fronteiras do pensamento. Atua principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais e multiculturalismo, História de África, Moçambique, cinema, antropologia cultural, letramento, formação de professores.
Juarez Dayrell
É doutor em Educação pela USP, pós-doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, professor da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador do Observatório da Juventude da UFMG. Tem pesquisas e publicações na área da Sociologia da Juventude e da Educação.