Qual o significado de inteligência? E ela pode ter seu desenvolvimento incrementado por estímulos? Em caso afirmativo, quais estímulos deveriam ser fornecidos para as diferentes faixas etárias? Que são inteligências múltiplas? Como funciona a memória? Existem realmente inteligências emocionais? E qual a relação entre a perspectiva construtivista de aprendizagem e o estímulo às inteligências múltiplas? Como proceder para desenvolver a estimulação das inteligências em casa ou na sala de aula? Esses temas desafiadores, que representam referenciais para uma nova educação, talvez causem certa perplexidade, mas podem se tornar importantes instrumentos tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o educacional. Celso Antunes, docente há mais de três décadas, vem pesquisando o assunto durante os últimos dez anos. Esse livro procura fornecer algumas respostas e várias propostas práticas. – Papirus Editora
Daftar Isi
Introdução
1. O que é inteligência?
2. A inteligência pode aumentar?
3. A inteligência envelhece?
4. O que significa ‘janela das oportunidades’?
5. O que são inteligências múltiplas?
6. Como se manifesta a inteligência lógico-matemática?
7. Aonde nos leva a inteligência espacial?
8. A inteligência verbal aumenta com o aumento do vocabulário?
9. Qual a inteligência dos grandes esportistas?
10. Existe mesmo uma inteligência musical?
11. O que se sabe sobre a inteligência naturalista?
12. Podemos falar em uma inteligência pictórica?
13. Podemos admitir a existência de uma inteligência espiritual?
14. Qual a diferença entre as inteligências pessoais e a inteligência emocional?
15. Como podemos identificar e estimular nossa inteligência intrapessoal?
16. É possível ampliar nossa inteligência interpessoal?
17. Como funcionam a memória e a capacidade de concentração?
18. Qual a relação entre a inteligência e a aprendizagem?
19. O que significa ‘construtivismo’?
20. A educação das inteligências
21. O uso das inteligências
Conclusão
Bibliografia
Tentang Penulis
Nasceu em São Paulo, no bairro do Brooklin, em 1937. Em sua juventude foi carteiro, estafeta, auxiliar de escritório e, mais tarde, por imposição da lei, fez-se soldado, depois cabo. Formou-se em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, especializou-se em Inteligência e Cognição e tornou-se mestre em Ciências Humanas.
Deu aulas por mais de 40 anos em todos os níveis de ensino, foi coordenador e diretor de grandes escolas de São Paulo (Colégio Sion, Portal do Morumbi, Sant’Anna Global e Pueri Domus) e, depois, diretor acadêmico de faculdade (Uni Sant’Anna). Escreveu cerca de 150 livros didáticos, com tiragens que somam milhões de exemplares.
Em 1997, deixou de escrever livros didáticos, dedicando-se à pesquisa e à elaboração de livros pedagógicos, que tratam de diferentes temas ligados ao ensino e suas estratégias e à aprendizagem e suas muitas situações. Esses livros, mais de 70 no total, considerando fascículos, foram publicados pelas principais editoras brasileiras. Foram também traduzidos na Europa, na América do Norte e em diversos países da América do Sul.
É membro fundador do movimento ‘Todos pela Educação’, além de escrever ensaios, crônicas e artigos para numerosas revistas de educação no Brasil e no exterior, ministrar cursos e palestras por todo o país e também em alguns países da América e da Europa.