Por muitos anos, os conhecimentos neurocientíficos desenvolveram-se paralelamente aos do campo da educação, bem como os seus respectivos avanços tecnológicos. A aproximação entre estes saberes é bem recente e vem se mostrando útil e necessária para ambas as áreas. De fato, a educação precisa das bases neurofisiológicas, que se encontram associadas aos processos de aprendizagem humano. Por outro lado, a neurociência necessita compreender sobre o modo como se dá o processo de aprendizagem e, as técnicas que embasam tal processo. Tal integração é promissora e abre novas perspectivas a respeito dos transtornos de aprendizagem, do aprimoramento de métodos para um ensino ainda mais eficiente, bem como de uma atuação profissional consistente com as mais atuais informações sobre o funcionamento cerebral. A formação de professores, pedagogos e educadores mostrou-se incompleta. Por isso, em vários cursos de graduação, disciplinas associadas com as neurociências estão sendo oferecidas.
Do mesmo modo, neurocientistas se interessaram pelas ciências humanas e têm estabelecido um produtivo diálogo com educadores, fundamentados em uma concepção humanizada e, também dialética, respectivamente, sobre os processos cognitivos, que sustentam a aprendizagem e sobre as relações entre mente e cérebro. Na psicologia, também se estuda como a mente e o comportamento interagem e de que forma estruturam e são influenciados pelos processos cognitivos. Assim, há uma convergência de disciplinas em que se investiga, por meio do método científico as associações e complexas inter-relações entre mente, cérebro e comportamento (normal ou patológico). Um outro traço em comum entre elas é o fato de que, as questões pesquisadas surgiram há muitos séculos atrás, com os filósofos da antiguidade. Por isso, a importância da história, assim como das relações sociais, com base em uma compreensão abrangente e humana. É sob este enfoque multi e interdisciplinar que este livro se originou. Nele se encontram autores e abordagens teóricas consistentes com esta perspectiva do ser humano.
Circa l’autore
CURRÍCULO ORGANIZADORAS
Andreia Pinheiro Vacas
Psicóloga graduada pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pedagoga graduada pelas Faculdades Integradas Campos Salles, com Administração Escolar. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNINOVE na Linha de Pesquisa em Educação Popular e Culturas (LIPEPCULT). Especialização em Avaliação psicológica e psicodiagnóstico pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Participante do Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres (NIPED). Foi integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Neurociência (GRUPENC), da Linha de Pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana (LIPEFH) do PPGE da UNINOVE.
Lucia Maria G. Barbosa
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (EPM/ UNIFESP). Recebeu o título de Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP ٦ª Região). Especialização em Fonoaudiologia pela EPM. Especialização em Técnicas Corporais, Psicomotricidade e Psicologia Profunda pelo Instituto Sedes Sapientiae.