Por muitos anos, os conhecimentos neurocientíficos desenvolveram-se paralelamente aos do campo da educação, bem como os seus respectivos avanços tecnológicos. A aproximação entre estes saberes é bem recente e vem se mostrando útil e necessária para ambas as áreas. De fato, a educação precisa das bases neurofisiológicas, que se encontram associadas aos processos de aprendizagem humano. Por outro lado, a neurociência necessita compreender sobre o modo como se dá o processo de aprendizagem e, as técnicas que embasam tal processo. Tal integração é promissora e abre novas perspectivas a respeito dos transtornos de aprendizagem, do aprimoramento de métodos para um ensino ainda mais eficiente, bem como de uma atuação profissional consistente com as mais atuais informações sobre o funcionamento cerebral. A formação de professores, pedagogos e educadores mostrou-se incompleta. Por isso, em vários cursos de graduação, disciplinas associadas com as neurociências estão sendo oferecidas.
Do mesmo modo, neurocientistas se interessaram pelas ciências humanas e têm estabelecido um produtivo diálogo com educadores, fundamentados em uma concepção humanizada e, também dialética, respectivamente, sobre os processos cognitivos, que sustentam a aprendizagem e sobre as relações entre mente e cérebro. Na psicologia, também se estuda como a mente e o comportamento interagem e de que forma estruturam e são influenciados pelos processos cognitivos. Assim, há uma convergência de disciplinas em que se investiga, por meio do método científico as associações e complexas inter-relações entre mente, cérebro e comportamento (normal ou patológico). Um outro traço em comum entre elas é o fato de que, as questões pesquisadas surgiram há muitos séculos atrás, com os filósofos da antiguidade. Por isso, a importância da história, assim como das relações sociais, com base em uma compreensão abrangente e humana. É sob este enfoque multi e interdisciplinar que este livro se originou. Nele se encontram autores e abordagens teóricas consistentes com esta perspectiva do ser humano.
O autorze
CURRÍCULO ORGANIZADORAS
Andreia Pinheiro Vacas
Psicóloga graduada pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pedagoga graduada pelas Faculdades Integradas Campos Salles, com Administração Escolar. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNINOVE na Linha de Pesquisa em Educação Popular e Culturas (LIPEPCULT). Especialização em Avaliação psicológica e psicodiagnóstico pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Participante do Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres (NIPED). Foi integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Neurociência (GRUPENC), da Linha de Pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana (LIPEFH) do PPGE da UNINOVE.
Lucia Maria G. Barbosa
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (EPM/ UNIFESP). Recebeu o título de Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP ٦ª Região). Especialização em Fonoaudiologia pela EPM. Especialização em Técnicas Corporais, Psicomotricidade e Psicologia Profunda pelo Instituto Sedes Sapientiae.