Na Galileia do tempo de Jesus, os meninos em Israel iniciavam seus estudos da Torá aos 6 anos. Aos 10, quando completavam o primeiro estágio, a escola primária, chamada Beit Sefer, já tinham a Torá decorada. Apenas os alunos que se destacavam seguiam para a escola secundária, Beit Talmud, e mergulhavam no restante das Escrituras e na tradição oral dos rabinos e suas muitas interpretações e aplicações da Torá. Aos 14 e 15 anos, somente os melhores entre os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado. Esses pouquíssimos meninos da elite intelectual de Israel eram chamados talmidim (do hebraico: talmid, discípulo; talmidim, discípulos). Apesar de ser considerado um rabino marginal, não reconhecido formalmente pelas autoridades religiosas de seu tempo, Jesus de Nazaré também tinha seus discípulos e seguidores, seus talmidim. Este livro apresenta a essência da mensagem de Jesus aos seus talmidim de ontem e de hoje.
Circa l’autore
Teólogo, escritor e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Ed René Kivitz é pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca (IBAB), situada na capital paulistana, e idealizador do Fórum Cristão de Profissionais – ‘um jeito cristão de ser profissional, ser empresa e fazer negócios’.
Autor de Sobre-viver, Talmidim52, O livro mais mal-humorado da Bíblia, Outra espiritualidade e Vivendo com propósitos, sucessos da Mundo Cristão, Kivitz é casado com Silvia Regina e pai de Vitor e Fernanda.