Tomando por foco a proposta de alfabetizar letrando na biblioteca escolar e nas salas de leitura, os autores defendem que as diversas vozes se façam ouvir nesses importantes ambientes de leitura, destacando sua função crítica, educacional e pública. Traçam ainda relações entre a arte e o livro infantil e fundamentam a importância de se ler em voz alta e contar histórias para favorecer a construção de sentido e despertar o prazer da leitura nas crianças. No livro, são propostas atividades com poesias, canções, periódicos, livros informativos, placas, anúncios, cartazes, quadrinhos, livros sem texto, livros informativos sobre arte e narrativas curtas.
Circa l’autore
Eduardo Valadares, possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo, é mestrando do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo na linha de pesquisa Currículo, Cotidiano e Formação de educadores, bibliotecário escolar da Prefeitura Municipal de Vitória-ES, delegado do Conselho Regional de Biblioteconomia MG/ES. Atua também como contador de histórias por meio de apresentações educativas, culturais, formação de educadores, palestras e assessoria pedagógica sobre a área.
Fabiano Moraes é graduado em Letras mestre em Linguistica, doutorado em Educação, professor substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pesquisador associado da Associação de Leitura do Brasil e da Cátedra Unesco de Leitura, diretor de Comunicação do Instituto Conta Brasil, idealizador do site Roda de Histórias (premiado pelo Ministério da Cultura [Min C]), escritor e narrador. Co-organizou Histórias de quem conta histórias, pela Cortez Editora.