Segundo a Organização das Nações Unidas, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta. São quase 800 mil casos de morte autoinfligida por ano. Esses dados alarmantes têm chamado a atenção de profissionais de saúde, educadores e responsáveis pela elaboração de políticas públicas. Porém, além de prevenir esse tipo de ocorrência, é preciso cuidar daqueles que enfrentam o suicídio de um ente querido: os sobreviventes.
Maior especialista brasileira no tema, Karina Okajima Fukumitsu reúne neste livro anos de pesquisa e de trabalho de campo com mães, pais, irmãos e amigos de pessoas que se suicidaram, desvendando o processo de choque, dor, agonia e tristeza pelo qual passam. Denominando posvenção o cuidado específico com esse público, a autora aborda os impactos do suicídio, detalha as dificuldades emocionais enfrentadas pelos sobreviventes, aponta caminhos para ressignificar a dor, apresenta propostas de prevenção e propõe políticas públicas para transformar a impotência individual em potência coletiva.
Circa l’autore
Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto , da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) , e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós- Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) . Administra o grupo do Facebook ‘Suicídio: Prevenção e Posvenção no Brasil’ e as páginas ‘Enlutamento por suicídio no Brasil’ e ‘Suicídio: Prevenção e Posvenção no Brasil’. É autora de diversos livros, entre os quais se destacam: Programa RAISE: gerenciamento de crises, prevenção e posvenção do suicídio em escolas (Phorte); Suicide and bereavement (Lobo); A vida não é do jeito que a gente quer; Suicídio e luto: histórias de filhos sobreviventes; Suicídio e Gestalt-terapia; Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico (todos da Digital Publish & Print); Sobreviventes enlutados por suicídio (Summus). É organizadora de Vida, morte e luto (Summus) e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (Summus).