A cultura de celebridade tomou conta do ambiente religioso, influenciando uma legião de seguidores. Nunca tantas plataformas estiveram à disposição para comunicar a fé em escala global. Se é verdade que alguns usam as ferramentas midiáticas com sabedoria e correto propósito, a infinidade de escândalos, por sua vez, atesta os males a que o corpo de Cristo está exposto. A chamada ‘celebridade’, alguém com intimidade sem proximidade e caracterizada por abusos de poder e culto à personalidade, vale-se de uma estratégia cujo objetivo muitas vezes é o enriquecimento por meio da exploração da fé.
Fama, dinheiro e influência é obra necessária não somente para alertar nomes em ascensão do movimento evangélico nacional a não sucumbir às tentações próprias da cultura de celebridade, mas também para orientar seus muitos seguidores a uma visão mais responsável e madura dessas celebridades — problemas esses tão perceptíveis em nosso contexto brasileiro quanto no norte-americano. Afinal, nosso Messias, lembra-nos a autora, venceu firmemente as tentações por poder e fama, e ainda assim transformou o mundo.
Circa l’autore
Katelyn Beaty é jornalista, editora e observadora das tendências da igreja contemporânea. Já escreveu para veículos como The New York Times, New Yorker, The Washington Post, Religion News Service e The Atlantic e comentou sobre fé e cultura para CNN, ABC, NPR e Associated Press. Atualmente, vive em Brooklyn, Nova York.