O principal objetivo do professor Mark Thornton com o presente livro é estimular o debate acerca da proibição das drogas, nas comunidades acadêmica e política, mesmo entre aqueles que discordam com alguns de seus aspectos, possibilitando que as discussões sobre a temática possam nos conduzir a uma política pública mais racional.
A obra é uma investigação pioneira, que apresenta, ao mesmo tempo, tanto uma narrativa histórica acerca da proibição do álcool e das drogas quanto uma teoria econômica acerca das fracassadas tentativas governamentais de proibir a comercialização de substâncias entorpecentes.
Fundado na experiência histórica da chamada Lei Seca e em estudos recentes sobre a legislação norte-americana contra a maconha, a cocaína e a heroína, dentre outras, o autor demonstra que criminalização impõem custos severos e que é extremamente difíceis de implementar, defendendo, assim, que, de um ponto de vista econômico, a proibição efetiva é impossível de alcançar.
Circa l’autore
Mark Thornton é professor de Economia da Auburn University e pesquisador sênior do Ludwig von Mises Institute. Cursou o B.S. na St. Bonaventure University e o Ph.D. em Economia na Auburn University. Lecionou na Columbus State University e na Trinity University. Foi assessor econômico do governador do Alabama, entre 1997 e 1999. Publicou diversos trabalhos acadêmicos e editou pelo Ludwig von Mises Institute as obras The Quotable Mises (2005), The Bastiat Collection (2007), An Essay on Economic Theory (2010) The Bastiat Reader (2014), sendo autor, também, do livro Tariffs, Blockades, and Inflation: The Economics of the Civil War (Scholarly Resource, 2004).