Publicado anteriormente no Brasil pela editora Gutenberg com o título Recordando Anne Frank
Para os milhões de leitores apaixonados pelo livro O Diário de Anne Frank, aqui está a surpreendente história de Miep Gies. Por mais de dois anos, Miep e seu marido ajudaram a esconder judeus dos nazistas. Como milhares de heróis desconhecidos do Holocausto, eles arriscaram suas vidas todos os dias para levar comida, notícias e apoio emocional às vítimas.
Neste livro, Miep Gies relembra seus dias com honestidade e sensível clareza. Ela narra desde sua infância sofrida como refugiada da Primeira Guerra Mundial até o momento em que coloca o pequeno diário xadrez de Anne Frank nas mãos de seu pai, Otto Frank. O diário ficou guardado com Miep por muitos anos, e graças a ela, ele pode ser publicado.
Eu, Miep, escondi a família de Anne Frank é uma história fascinante e verdadeira, onde cada página nos toca com coragem e dolorosa delicadeza.
Circa l’autore
Miep Gies
Nasceu em Viena, Áustria, em 15 de fevereiro de 1909. Quando tinha 11 anos de idade, chegou à Holanda como refugiada da Primeira Guerra Mundial e foi lá que mais tarde conheceu Otto Frank e se tornou secretária em sua empresa, a Opekta. Ela e o marido, Jan Gies, ajudaram a esconder a família Frank de julho de 1942 a agosto de 1944, quando foram traídos por um informante anônimo. Miep encontrou o diário de Anne e o guardou, mas depois que Anne morreu no campo de concentração Bergen-Belsen, ela o deu a Otto Frank, o único sobrevivente do Anexo Secreto. Décadas após a publicação de O Diário de Anne Frank, Miep e Jan Gies escolheram permanecer fora de foco até a publicação de Recordando Anne Frank, quando se tornaram celebridades nos Países Baixos e em todo o mundo. A coragem de Miep foi reconhecida com prêmios e medalha