Julia Lopes de Almeida 
A Silveirinha [EPUB ebook] 
Crônica de um verão

Support

Em A Silveirinha somos transportados para o cotidiano de um verão petropolitano no início do século XX e às interações entre diferentes famílias que lá passavam a temporada. Bailes, saraus e jantares tinham uma importância essencial na consolidação de relações de interesse econômico, assim como a valorização dos títulos sociais e dos casamentos arranjados. Laços de amizade e intrigas que se formam no decorrer da narrativa, além da atuação feminina, que ganha destaque em uma sociedade onde o poder político, econômico e social estava, em tese, nas mãos de homens. A autora aproveita ainda a oportunidade para levantar um questionamento intrigante para mulheres de sua época, afinal ‘… uma mulher casada não deve ter opiniões próprias, não é verdade?’ As personagens femininas burguesas, a postura no enfrentamento do moralismo e da hipocrisia, e a importância da participação delas nos jogos de articulação e poder são os principais protagonistas desta obra.
Esta reedição do livro publicado em 1914 por Francisco Alves & Cia e Aillaud, Alves & Cia. teve a ortografia atualizada e conta com notas explicativas, para termos e palavras fora de uso.

€5.99
payment methods

About the author

Julia Lopes de Almeida (1862- 1934) nasceu no Rio de Janeiro e morou em Campinas (SP) da infância até a juventude, onde, com o incentivo da família, publicou as primeiras crônicas, aos 20 anos, na Gazeta de Campinas. Sua produção literária é ampla, composta de crônicas, contos, peças teatrais, novelas e romances.
Julia era defensora da educação feminina, do divórcio e da abolição do regime escravocrata, temas presentes em suas obras.
Em 1887 casou-se com o poeta português Francisco Filinto de Almeida e tiveram seis filhos: Affonso (jornalista, poeta e diplomata), Adriano e Valentina (ambos falecidos na infância), Albano (desenhista e pintor), Margarida (escultora e declamadora) e Lucia (pianista).
Embora tenha sido uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, Julia não foi aceita entre seus membros pois o regimento da época só permitia homens. Mas foi reconhecida pela Academia Carioca de Letras que a homenageou com a cadeira 26, sendo a única mulher entre os 40 patronos.

Buy this ebook and get 1 more FREE!
Language Portuguese ● Format EPUB ● Pages 284 ● ISBN 9786599543487 ● File size 9.4 MB ● Publisher Janela Amarela Editora ● City Rio de Janeiro ● Country BR ● Published 2022 ● Downloadable 24 months ● Currency EUR ● ID 8923375 ● Copy protection Adobe DRM
Requires a DRM capable ebook reader

More ebooks from the same author(s) / Editor

782,257 Ebooks in this category