O livro mostra Leonel Brizola pelo olhar de historiadores renomados. A razão indignada reúne 10 textos de historiadores sobre Leonel Brizola e aborda duas fases de sua trajetóriapolítica. A primeira, compreendida entre 1961 e 1964, se refere ao momento em que Brizola é elevado à prestigiosa posição de liderança das esquerdas, como governador do Rio Grande do Sul e deputado federal. A outra se delineia a partir do início dos anos 1980, quando Brizola refunda o projetotrabalhista e assume o governo do Rio de Janeiro ‒ tendo que lidar com críticas, tanto das esquerdas revolucionárias como de setores conservadores.
Over de auteur
Américo Freire é historiador . É subcoordenador de Ensino de Pós-Graduação , Coordena o Laboratório de Estudos Políticos do CPDOC e é vice-coordenador do GT de História Política da ANPUH . Recentemente , tem projetos de pesquisa, livros e artigis sobre os seguintes temas : História Política do Rio de Janeiro e do Brasil ; Esquerdas e democracia ; Historiografia brasileira .
Jorge Ferreira é Professor Titular de História do Brasil do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense.