Bem-vindo ao outro lado do Big Data.
– Best Seller do New York Times
– Indicado ao National Book Award
‘Um manual para o cidadão do século XXI… Relevante e urgente.’ ― Financial Times
‘O livro de Cathy O'Neil oferece um olhar assustador sobre como os algoritmos estão regulando as pessoas. Seu conhecimento do poder e dos riscos dos modelos matemáticos, juntamente com o dom da analogia, torna-a uma das mais valiosas observadoras da contínua ameaça do Big Data.’ ― The New York Times
Vivemos na Era do Algoritmo. Cada vez mais, as decisões que afetam nossas vidas ― onde estudamos, se obtemos um empréstimo para comprar um carro, quanto pagamos pelo seguro saúde ― estão sendo tomadas por modelos matemáticos. Em teoria, isso deveria nos conduzir para um mundo mais justo: todos são julgados de acordo com as mesmas regras e o preconceito é eliminado. Mas, como Cathy O'Neil revela neste livro urgente e necessário, a verdade é justamente o contrário. Os modelos usados hoje são opacos, não regulamentados e incontestáveis, mesmo quando estão errados. O mais preocupante é que eles reforçam a discriminação: se um estudante pobre não consegue obter um empréstimo porque o modelo matemático o considera muito arriscado (graças ao endereço onde mora), ele também é recusado na universidade que poderia tirá-lo da pobreza.
Os algoritmos criam uma espiral discriminatória. Os modelos amparam os privilegiados e punem os oprimidos, criando um ‘coquetel tóxico para a democracia’.
Over de auteur
Cathy O’Neil é Ph.D. em Matemática pela Universidade de Harvard e pós-doutora pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Durante a crise de 2008, trabalhou com métodos quantitativos para o fundo de hedge D.E. Shaw, e depois para a Risk Metrics, uma empresa de software de risco. Atualmente é professora no Barnard College, de Nova York.