George Orwell (1903-1950) é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista inglês, conhecido mundialmente por suas obras: A Revolução dos Bichos e 1984.
Em ‘Lutando na Espanha’, George Orwell, narra em primeira pessoa sua experiência na Guerra Civil Espanhola. O conflito colocou partidários antifascistas contra fascistas: um prelúdio do que ocorreria na Segunda Guerra Mundial. O registro de Orwell é valioso tanto como um documento histórico de alguém que viveu e testemunhou a história sendo escrita (e reescrita) na sua frente, como também por seu valor artístico. Na obra, ótimas descrições possibilitam uma imersão do leitor em todo o clima do período, e mostram como mesmo 80 anos depois, muito do que testemunhamos hoje no meio político tem relação forte com esse passado sombrio.
Over de auteur
George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Muda-se para a Inglaterra em 1911, e vai para um internato. De 1917 a 1921, estuda no Eton College, uma das mais tradicionais escolas inglesas, onde tem aulas com o escritor Aldous Huxley. Em 1922, recusa uma bolsa para a universidade e volta à Índia para trabalhar na polícia imperial.
Retorna à Inglaterra em 1928. Vivendo na pobreza – chega mesmo à mendicância -, vaga por Londres e Paris até meados de 1930. Em 1933, publica seu primeiro livro: Na Pior em Paris e Londres. e em 1934: Dias na Birmânia. Socialista, vai para a Espanha, em 1936, lutar na Brigada Internacional em apoio ao recém-eleito governo popular. Lutando na Espanha (1938) narra suas experiências na Guerra Civil Espanhola.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalha como correspondente de guerra para a BBC. Em 1945, publica A Revolução dos Bichos, sua obra mais popular. Outro livro conhecido em todas as línguas é seu romance 1984 (1949), George Orwell morreu em 1950, na Inglaterra.