Nesta magnífica obra, o teólogo escocês James Orr apresenta uma extensa descrição e defesa da visão teísta centrada na encarnação de Jesus Cristo.
Em A visão cristã de Deus e do mundo há nove palestras, todas elas convergindo para a encarnação de Cristo. Orr as entregou pela primeira vez no século 19, precisamente no ano de 1891.
A visão cristã do mundo em geral;
A visão cristã e suas alternativas;
O postulado teísta da visão cristã;
O postulado da visão cristã de mundo em relação à natureza e ao homem;
O postulado da visão cristã em relação ao pecado e à desordem do mundo;
A principal assertiva da perspectiva cristã: a encarnação de Deus em Cristo;
O conceito superior de Deus subentendido na encarnação – a encarnação e o plano do mundo;
A encarnação e a redenção do pecado;
A encarnação e o destino humano.
Todas as palestras foram revisadas por James Orr, que acrescentou notas essenciais a elas.
Over de auteur
(1844-1913) Foi um renomado teólogo escocês e ministro presbiteriano. Formou-se na Universidade de Glasgow como mestre em Humanidades e depois como bacharel em Teologia em 1871. Durante as décadas seguintes, serviu como ministro da Igreja Presbiteriana Unida. Em 1891, deixou a sua paróquia em Hawick para tornar-se catedrático de história eclesiástica na Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Unida. Em 1897, deu duas séries de palestras nos EUA nos seminários teológicos de Western e Auburn que posteriormente foram publicadas como The progress of dogma, sua obra prima, e Neglected factors in the study of the early progress of Christianity. Orr era um profundo conhecedor das filosofias e teologias alemãs e britânicas. Em 1900, tornou-se catedrático de apologética e dogmática na recém-formada Faculdade Trinity, em Glasgow, onde ensinou até a sua morte.