Gilead é o segundo romance de uma das mais brilhantes autoras americanas contemporâneas, que compõe com sua escrita um bordado ao mesmo tempo sutil e avassalador — certamente um desafio a uma tradução tão primorosa como essa, de Maria Helena Rouanet.
Esse livro é uma declaração de amor incondicional à vida, mesmo assombrada por Deus e um lamento por sua brevidade. Aclamado pela crítica e pelo público, foi o vencedor do Pulitzer de 2005.
Gilead foi acalentado pela autora e aguardado por seus leitores durante 24 anos. Tem, em suas páginas, a dimensão de obra que atingiu a maturidade plena e nos conduz à nossa própria plenitude.
Over de auteur
É autora de Em casa (2008), vencedor do Orange Prize e do Los Angeles Times Book Prize; Lila (2014), vencedor do National Book Critics Circle Award; e Jack (2020). Seu primeiro romance, Housekeeping (1980), ganhou o Prêmio PEN/Hemingway. Marilynne também escreveu livros de não ficção, dentre eles The givenness of things (2015), When I was a child I read books (2012), Absence of mind (2010), The death of Adam (1998) e Mother country (1989). Em 2012 recebeu a Medalha Nacional de Humanidades concedida pelo presidente Barack Obama por ‘sua graça e inteligência na escrita’. É professora emérita do curso de escritores da Universidade de Iowa. Marilynne mora em Iowa City, Iowa.