Em O coração de uma mulher, Maya Angelou parte da Califórnia com seu filho, Guy, rumo à cidade de Nova York. Lá ela ingressa na sociedade e no mundo dos artistas e escritores negros, participa do Harlem Writers Guild e passa a integrar a luta dos negros norte-americanos para que assumam seu lugar de direito no mundo.
Nesse período, a vida pessoal dela se desdobra em caminhos inesperados. Maya rompe com o homem com quem planejava se casar depois de se apaixonar por um combatente da liberdade sul-africano, com o qual viaja para Londres e para o Cairo, locais em que encontra novas oportunidades.
O coração de uma mulher é repleto de breves descrições de personalidades renomadas, como Billie Holiday e Malcolm X, mas talvez o mais importante seja seu retrato das graças e dos fardos de uma mãe negra nos Estados Unidos e de como seu filho — a quem ela criou com tanta intensidade, e em prol do qual trabalhou com tanta devoção — enfim se torna um homem.
Over de auteur
MAYA ANGELOU cresceu em Stamps, Arkansas. Além de suas autobiografias mais vendidas Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (Astral Cultural, 2018) e O coração de uma mulher (Astral Cultural, 2024), ela escreveu inúmeros poemas, entre eles ‘Mulher fenomenal’, ‘Ainda assim eu me levanto’, ‘No ritmo da manhã’ e ‘Mãe’. Maya Angelou faleceu em 2014.