Este livro se propõe a discutir como a família tem absorvido e lidado com as novas tecnologias, as dificuldades que ela enfrenta, os benefícios que a internet trouxe e sua influência nas relações entre os membros da família. Pretende provocar a reflexão acerca da pluralidade das demandas e dos contextos das famílias na atualidade, enfocando o uso da internet e revisando as tarefas fundamentais da família no que diz respeito à educação de seus filhos. Assim, são abordados os diferentes modelos educativos e a repercussão desses na dinâmica familiar e no bem-estar dos membros da família. Abordam-se os fatores de risco e de proteção frente à violência no meio virtual e descrevem-se sugestões de como lidar com esse fenômeno.
Spis treści
Folha de rosto
Ficha catalográfica
Dedicatória
Introdução
Quem é a família hoje
Pluralidade familiar e internet
Família – sistema em interação com o ambiente
Família como sistema
Totalidade: é a família maior (e menor) que a soma das suas partes?
Equifinalidade: união por um objetivo comum
Autorregulação e retroalimentação: em busca do equilíbrio
Homeostase: em busca da estabilidade
Estabilidade e mudança: família frente à virtualidade
Desafios educativos
Desafios educativos familiares e as novas tecnologias
Práticas educativas e estilos parentais
Estilo autoritário
Estilo indulgente
Estilo negligente
Estilo autorizante
Práticas educativas e as novas tecnologias
Relações entre família, escola e internet
Família e virtualidade
Fatores de risco e de proteção para exposição à violência
Fatores de risco
Falta de diálogo
Falta de limites
Negação dos comportamentos inadequados do filho
Fatores de proteção
Liberdade vigiada
Modelo de identificação
Desenvolvimento de valores éticos e humanistas
Construção de uma rede social de apoio
Reflexões finais
Referências bibliográficas
Sites para consulta
Sobre as autoras
O autorze
Adriana Wagner
Doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha (1994). Especialista em Terapia de Família e Casal na Escuela de Formación en Terapia Familiar – STIRPE, Madri (Espanha). É professora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares, em Porto Alegre/RS.
Clarisse Pereira Mosmann
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e especialista em Terapia de Casal e Família pela Escuela de Formación en Terapia Familiar – STIRPE, Madri, Espanha (2003). Professora do Programa de Pós-Graduação e do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo/RS.
Débora Dalbosco Dell’Aglio
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA/UFRGS), em Porto Alegre/RS.
Denise Falcke
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Professora do Programa de Pós-Graduação e do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo/RS. Terapeuta de Casal e Família.