A criança, por meio do corpo em movimento, realiza atividades que permitem que ela se conheça, se divirta, crie, interprete e se relacione com o mundo em que vive. Compreender a importância dessas experiências está na base da formação do profissional que atua na Educação Infantil. Conhecer como se processa a relação entre psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem, estimulando-a por meio de jogos e brincadeiras, portanto, é um ponto relevante a ser considerado na organização da prática pedagógica do educador infantil.
Foi considerando a atualidade do tema e a sua importância, reafirmadas na Base Nacional Comum Curricular, e com apoio nos estudos de eminentes psicólogos da educação, que selecionamos, para o primeiro número da coleção Janela do Saber a psicomotricidade, em seu campo transdisciplinar.
Esperamos que a leitura deste material estimule muitas reflexões e colabore para que a educação das crianças seja mais bela e feliz.
O autorze
Bruna Uller de Lara
É licenciada em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e professora de educação infantil no Colégio Madalena Sofia, em Curitiba. Ao realizar sua prática profissional durante o curso, sentiu-se motivada a compreender as relações entre psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem da criança, com o intuito de contribuir, também, para a formação de professores que atuam na área.
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
É doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em sua trajetória profissional, tem-se dedicado ao ensino, à pesquisa e à gestão, com ênfase na formação de professores.