Gilberto Ulhôa Canto
Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF por 28 anos, Ulhôa Canto sempretratou o Direito como verdadeiro artesanato e, por essa razão, deixou enorme e fundamental legado para a formação profissional de incontáveis seguidores pertencentes às mais diversas gerações. Um dos maiores juristas que este país já teve, Ulhôa Canto participou de forma decisiva na elaboração e solidificação do ordenamento jurídico em que se ampara o Sistema Tributário Nacional há 55 anos. De fato, Ulhôa Canto foi um dos autores dos projetos de que resultaram a única efetiva reforma constitucional tributária até hoje vivenciada na história nacional – a Emenda Constitucional 18/65 – e o próprio Código tributário Nacional, que, desde quando editado, em 25/10/1966, jamais teve qualquer dos seus dispositivos declarado inconstitucional.
O autorze
GUSTAVO BRIGAGÃO (ORG.)
Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF); Vice-Presidente do Fórum Permanente de Direito Tributário da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro; membro do General Council da International Fiscal Association (IFA); membro do Conselho de Administração da Britânica no Estado do Rio de Janeiro (BRITCHAM); diretor de relações institucionais do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa); diretor da Federação das Câmaras de Comércio do Exterior (FCCE); professor na pós-graduação em Direito Tributário da Fundação
Getulio Vargas e sócio do escritório Brigagão, Duque Estrada – Advogados.
JUSELDER CORDEIRO DA MATA (ORG.)
Mestre em Direito Tributário pela Faculdade Milton Campos. Especialista em Direito Tributário pela IEC-PUC/Minas. Professor de Direito Tributário. Diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário ABRADT. Diretor da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF. Coordenador do Comitê de Tributário do CESA, seccional Minas Gerais. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-MG – triênio 2019-2021. Advogado e fundador da Juselder da Mara Sociedade de Advogados.