Pensar nos objetos de ensino e no trabalho com o texto em sala de aula é questão necessária ao processo de escolarização dos sujeitos, considerando as peculiaridades de cada contexto social e escolarizado. Ensinar ao aluno enxergar no texto a representação e formulação das necessidades sociais e comunicativas como nativos da língua significa atribuir funcionalidades às intervenções pedagógicas com as finalidades de produção textual em sala de aula e do lugar de destaque dos propósitos de língua materna. Experimentar, refletir e propor novas possibilidades de ensino das habilidades de leitura, escrita e produção na formação do aluno são alguns dos objetivos inseridos neste livro. É com essas implicações pedagógicas que as sequências didáticas destacadas em cada texto inserem as práticas de ensino em propostas acessíveis de letramento e promoção do conhecimento, visto que os modelos didáticos de gêneros são procedimentos capazes de ampliar os enunciados, bem como propiciarem à arte de desbravar novas trilhas a aproximação da árdua e encantadora missão de ensinar a estruturação dos discursos.
Spis treści
1. Teorização das sequências didáticas no ensino da linguagem; 2. Conhecendo o meu lugar e as minhas raízes educacionais; 3. Sequências didáticas e dialogismo: o ensino do gênero discursivo debate em cena; 4. Sequência didática e o desenvolvimento da leitura no ensino fundamental; 5. A sequência didática no trabalho com língua portuguesa no ensino médio; 6. História da língua portuguesa: formação de uma identidade cultural; 7. O ensino de língua portuguesa em espaços não formais: sequências didáticas e a cultura amazônica na educação infantil; 8. Língua latina: aspectos históricos, o desencolhimento da fala e desenvolvimento literário; 9. Conversando sobre o aprendizado da língua inglesa como língua estrangeira; 10. O processamento da leitura em língua materna e em língua estrangeira: uma abordagem conexionista; 11. Gênero textual artigo de opinião e sequência didática; 12. O gênero carta de reclamação no ensino fundamental: uma proposta de escrita processual por meio da sequência didática; 13. A exposição oral: contribuições para a prática pedagógica. 14. Olhares e dizeres sobre o cotidiano: a apropriação do gênero crônica a partir de uma sequência didática; 15. O trabalho com a escrita por meio do modelo didático de gênero; 16. A retextualização como estratégia metodológica para o aperfeiçoamento de capacidades multissemióticas; 17. O professor pesquisador e reflexivo no ensino da língua materna.
O autorze
Ivan Vale de Sousa (org.); Alessandra Baldo; Aline Rubiane Arnemann; Ana Cláudia Dias Ribeiro; Ana Paula Martins Alves; Cleide Inês Wittke; Eliane Travensoli Parise Cruz; Elida Maria do Nascimento; Emi Silva de Oliveira; Felipe da Costa Negrão; Helena Maria Ferreira; Jaciluz Dias; Jackeline Sousa Silva; João Marcos Cristiano Tomaz; José Davi Passos; Magali Rosa de Sant’Anna; Márcia Helena de M. Pereira; Marildo de Oliveira Lopes; Marílio Salgado Nogueira; Milena Moretto; Monica de Souza Serafim; Nadilza Maria de F. Souza; Onireves Monteiro de Castro; Patricia dos Santos; Pedro Ulisses Fernandes Souza; Raqueline Chaves de Araújo; Soraia Cristina Blank; Vaima Regina Alves Motta; Vera Lúcia Martiniak.