Universidade pública e democracia reúne artigos escritos por João Carlos Salles ao longo da última década; em um estilo lapidar e com reflexões lúcidas, os textos abarcam os longos anos de militância na educação e apresentam análises da conjuntura atual.
Filósofo e professor de lógica, Salles faz uma defesa apaixonada de um modelo radicalmente democrático de universidade, enquanto, de um lado, retrata um projeto utópico de educação nacional e, de outro, elenca as iniciativas antidemocráticas e os ataques direcionados à educação pública dos últimos anos. O ponto alto da obra é o enfrentamento do Future-se, programa apresentado pelo governo federal em 2019.
O livro é dividido em três partes: na primeira, Salles desenvolve uma reflexão a respeito da universidade como instituição pública e democrática; na segunda, parte para sua experiência como professor e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e, na terceira, faz uma análise dos atuais desmanches e ataques do governo à educação e à universidade, com especial atenção ao programa Future-se.
O autorze
João Carlos Salles é professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, instituição da qual é reitor desde 2014. É também presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e autor de diversas obras, como A gramática das cores em Wittgenstein (2002), O retrato do vermelho e outros ensaios (2006) e Filosofia, política e universidade (2016).