Este é o fruto de décadas não só de reflexão e leitura, mas também da experiência do autor como servidor público. Abrangendo desde uma visão geral do pensamento sobre o desenvolvimento até propostas políticas pormenorizadas, oferece várias análises profundamente esclarecedoras e formulações realistas e lúcidas. Um magnum opus. – ADAM PRZEWORSKI, UNIVERSITY OF NEW YORK
O Novo Desenvolvimentismo se tornará – ou deveria se tornar – um marco na literatura sobre desenvolvimento econômico. O livro coloca o Novo Desenvolvimentismo em contraste explícito com várias outras abordagens da economia, incluindo a neoclássica, a pós-keynesiana e o estruturalismo clássico – tanto em termos abstratos quanto nas condições político-econômicas em que cada uma delas se tornou amplamente aceita, por algum tempo. Em particular, o Novo Desenvolvimentismo explica por que os países latino-americanos quase estagnaram desde a década de 1980, enquanto os países do Leste Asiático continuaram a crescer rapidamente. – ROBERT H. WADE, LONDON SCHOOL OF ECONOMICS
A Editora Contracorrente tem a satisfação de lançar a extraordinária obra 'Novo Desenvolvimentismo: introduzindo uma nova teoria econômica e economia política’, do eminente professor Luiz Carlos Bresser-Pereira.
Nela se oferece uma síntese do conceito de novo desenvolvimentismo, explorando-o no contexto da economia heterodoxa e da economia política.
Inovador em sua abordagem e abrangência, o consagrado autor apresenta o método e as escolas relevantes para o novo desenvolvimentismo e analisa como ele pode revolucionar a economia política, a economia e a economia do crescimento. Os capítulos exploram a revolução capitalista, as fases do desenvolvimento capitalista e as coalizões de classe, a micro e a macroeconomia e a importância da taxa de câmbio na determinação do investimento e do crescimento.
O autorze
Luiz Carlos Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde pesquisa e ensina teoria econômica e teoria política desde 1959. Ele foi Ministro da Fazenda (1987), Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98) e Ministro da Ciência e da Tecnologia (1999). É doutor honoris causa pela Universidade de Buenos Aires. Recebeu o prêmio Juca Pato, de melhor intelectual do ano, em 2015. É autor, entre outros livros, de Construindo o Estado Republicano (2004).