Este livro é um convite e uma provocação para repensar algumas questões que têm atravessado os debates sobre racismo na sociedade como um todo e, de modo especial, na escola. Sonia Rosa, por meio de sua escrita afetuosa e dedicada a promover o protagonismo das crianças negras na literatura, convida educadoras e educadores a refletirem sobre o cotidiano e como podemos transformar nossas ações em atuações verdadeiramente antirracistas. Por meio de um percurso memorialístico e, em certa medida, histórico, somos convocados para rever posturas e (pré)conceitos, refletir sobre situações de racismo – que ainda ocorrem diariamente – e nos emocionar com essa conversa com uma educadora, escritora e estudiosa do tema verdadeiramente comprometida com a pauta do antirracismo.
O autorze
Nasceu em 1959, no Rio de Janeiro, onde vive até hoje. É mestre em Relações Étnicos Raciais, pedagoga a e professora. Adora conviver com crianças. Tem mais de 40 livros publicados para o público infantil. Alguns deles foram adotados por diversas escolas públicas brasileiras, outros ganharam o mundo e foram editados em outros países. Também escreve livros didáticos.
Escreve literatura negra afetiva há mais de 20 anos. Em suas histórias, os personagens negros estão sempre em protagonismo, algo que autora considera muito importante. Alguns de seus livros já foram agraciados com o selo Altamente Recomendável da FNLIJ. E, ao longo dos anos, teve algumas bibliotecas batizadas em seu nome. Para saber mais, acesse: www.escritorasoniarosa.com.br